Natureza

'Baleia com filhote', foto de Cristiano Agrifóglio e Nery Prux.
"Baleia com filhote", foto de Cristiano Agrifóglio e Nery Prux.

O Mar

A enseada da Praia da Gamboa integra a Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca, um ótimo local para o turismo ecológico de observação de baleias.

Atrativo principal da praia, o mar da Gamboa oferece uma vista espetacular da Ilha do Coral que abrigou um faroleiro eremita por 35 anos.

A safra da pesca da Tainha inicia-se em maio e permite acompanhar de perto o trabalho dos pescadores, suas redes e barcos, e saborear ótimas receitas típicas.

Durante os meses de inverno, a partir de julho, pode-se observar o espetáculo das Baleias Francas que vem dar á luz seus filhotes e permanecem até 4 meses na região.

Garopaba é considerada a capital brasileira do surf, e a Praia da Gamboa apresenta ótimas condições para a prática desse esporte quando há vento sul com ondulações de leste.

A Serra

A região oferece uma característica pitoresca, pois integra os ares serranos da Mata Atlântica com a beira-mar. Aqui a serra encontra o mar!

A praia da Gamboa e arredores fazem parte da Área de Preservação Ambiental (APA) do Entorno Costeiro da Serra do Tabuleiro.

A praia da Gamboa situa-se em área de preservação ambiental, no limite com o Parque Estadual Serra do Tabuleiro, maior reserva ecológica do estado de Santa Catarina que engloba os principais ecossistemas existentes no estado.

A vetegação nativa preservada abriga grande quantidade de espécies de pássaros, mamíferos, répteis, insetos, etc, além de bromélias, orquídeas, cactos, e espécies típicas da Mata Atlântica. Trilhas e caminhos pela região conduzem a morros, cachoeiras, floresta, dunas e praias semi desertas,que são um convite ao turismo ecológico de apreciação da natureza.